Você está aqui: Eventos > I Simpósio de Educação e Inclusão Étnico-racial no campus de São Félix do Xingu

I Simpósio de Educação e Inclusão Étnico-racial no campus de São Félix do Xingu

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 15h43 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 15h43 | Acessos: 1344

SimpósioA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), promove o I Simpósio de Educação e Inclusão Étnico-racial: história e cultura afro-brasileira no ambiente escolar e acadêmico.

Essa primeira edição tem intuito de propiciar possibilidades de discussão das questões étnico-raciais na educação básica e no ensino superior, com base na Lei nº 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Como podemos atuar na formação de professores para uma educação que promova mais igualdade racial? Essa questão é o eixo principal das discussões que serão promovidas no evento.

O evento objetiva articular a implementação de ações para superar as desigualdades raciais, e garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

Programação:

30/11/2018 - Sexta-feira

13h às 13h30 - Credenciamento;

14h - Palestra de abertura;

Premiação Concurso de desenho e arte gráfica;

15h - Mesa redonda;

17h - Coffee break,

17h20 às 18h - Apresentação de trabalhos em pôster

18h às 18h30 - Apresentação oral de trabalhos;

19h30 - Oficina Didática: Educação das Relações Étnico-raciais no sul do Pará: Música Negra e Cinema Negro na E.E.E.M. Raimundo Henrique de Miranda - enquanto Linguagens do Ensino de História Africana e Afro-brasileira;

21h30 - Apresentação cultural.