Você está aqui: Editais > Edital de Seleção para Auxílios Permanência 2018-2

Edital de Seleção para Auxílios Permanência 2018-2

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 16h48 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 16h48 | Acessos: 908

fotoSisu2018A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (DAIE/PROEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está selecionando estudantes dos cursos de graduação da Instituição, modalidade extensiva (regular) 2018-2, para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nas modalidades de Alimentação, Moradia, Material Pedagógico, Transporte e Creche/Pré-escolar. Serão concedidos 250 Auxílios Permanência (alimentação/material pedagógico) no valor de R$ 300,00; 50 auxílios de Transporte no valor de R$ 130,00; 175 auxílios de Moradia no valor de R$ 300,00; e 20 auxílios de Creche no valor de R$ 200,00. Estudantes podem acumular os benefícios, de acordo com as exigências do edital

A seleção de estudantes de Cursos de Graduação da Unifesspa, modalidade extensiva (regular), em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuam condições de arcar com os custos referentes a alimentação, moradia, material pedagógico, transporte e creche/pré-escolar para concessão de auxílio financeiro durante o período de cinco meses, prorrogável por mais sete meses, acontece por etapas, que são: inscrição, visita domiciliar e entrevista. O período de inscrição é dos dias 16 de abril a 11 de maio de 2018, através do sistema online (SAE) Sistema de Assistência Estudantil https://sae.unifesspa.edu.br/inicial.php com preenchimento completo do questionário socioeconômico e anexação da documentação referente ao(s) auxílio(s) solicitado(s).

A divulgação das inscrições homologadas pelo sistema acontecerá no dia 14 de maio. Pela previsão do calendário a análise das inscrições online, a visita domiciliar e as entrevistas acontecem no período de 17/04 a 29/06/2017. O resultado final dos beneficiados será divulgado no dia 23 de julho. As Modalidades de Auxílios a serem concedidas são:
I - Permanência: Destina-se a apoiar financeiramente os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não possuam condições financeiras de arcar com gastos relacionados a alimentação e a compra de material didático-pedagógico durante o período de graduação.
II- Transporte: Destina-se a contribuir com o custeio dos gastos com transporte público municipal dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos casos em que a distância do seu domicílio até o campus onde estuda, a localização e a particularidade quanto a situação de moradia e locomoção do discente justifiquem a concessão do auxílio;
III- Moradia: Destina-se a contribuir com o custeio dos gastos com moradia dos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujo núcleo familiar não resida na cidade onde realiza o curso de graduação e que, por esse motivo, necessite, temporariamente, residir fora da sua residência de origem;
IV- Creche/Pré-escolar: Destina-se aos estudantes que tenham filhos ou a guarda legal de crianças de até seis anos (incompletos), na data da habilitação.

Poderá ser deferido, de acordo com a análise da equipe de Assistentes Sociais da DAIE/PROEX, mais de um auxílio por núcleo familiar. Serão destinados no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de auxílios aos candidatos de renovação e assistidos pelo Auxílio Emergencial.

Será permitido, dentro do programa de Apoio à permanência (PROAP), que o discente que se encontre em situação de vulnerabilidade socioeconômica acumule até três dos auxílios disponibilizados. O discente bolsista-estagiário (extensão, pesquisa, ensino, bolsa estágio remunerado, bolsa administrativa) poderá acumular apenas um auxílio com outra bolsa ou estágio remunerado. O discente atendido pelo Programa Bolsa Permanência do MEC (destinado a indígenas e quilombolas) poderá solicitar apenas um dos auxílios da assistência estudantil.

Para mais informações entrar em contato com a CAEST/DAIE/PROEX, por meio do telefone: (94) 2101-7193 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse o edital: PDF