Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Feed de Notícias > Professor da Unifesspa lança livro bilíngue em Portugal
Início do conteúdo da página

Professor da Unifesspa lança livro bilíngue em Portugal

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 11h25 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 11h53 | Acessos: 311

O professor doutor Fabio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEX/Unifesspa), de São Félix do Xingu, participou do livro “Diálogos no feminino. Antologia Poética Maria Pawlikowska-Jarsnorzewska-Florbela Espanca” que escreveu e organizou, em português e polonês, em parceria com outros quatro professores de diferentes universidades. A solenidade de lançamento do livro ocorreu na última quarta-feira (16), às 18h30min, durante a “11th International Conference in the Series Iberian and Slavonic Cultures in Contact an Comparison, this entitled The Spirit of Reforms in/and Constructing Modernity”, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Portugal, com as presenças de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação, realizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, pela Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) da Universidade de Varsóvia e demais parceiros.

Além do professor Fabio Mario estiveram no lançamento da obra os professores doutores Anna Kalewska (Universidade de Varsóvia) e Beata Cieszynska (CLEPUL/ Universidade de Lisboa), também organizadores e escritores do livro. Outros dois autores e organizadores, Maria Lúcia Dal Farra (Universidade Federal de Sergipe) e Gabriel Borowski (Universidade de Cracóvia) não puderam comparecer ao lançamento. O livro “Diálogos no feminino” é bilíngue e possui 183 páginas, integrando a Coleção Biblioteca Ibero-Eslava, volume 3. O livro faz parte da produção do Grupo 5 do CLEPUL, coordenado por Beata Cieszynska e Petar Petrov, que busca fomentar a investigação comparada entre as culturas ibéricas e eslavas, numa perspectiva predominantemente interdisciplinar.

LIVRO FABIO

A obra traduz a poetisa polonesa Maria Pawlikowska-Jarnorzewska para o português e a poetisa portuguesa Florbela Espanca para o polonês com estudos introdutórios assinados pelos cinco professores: Fabio Mario, Anna Kalewska, Beata Cieszynska, Maria Lúcia e Gabriel Borowski. O livro “Diálogos no feminino. Antologia Poética Maria Pawlikowska-Jarsnorzewska-Florbela Espanca” procura dar maior visibilidade aos estudos de mulheres pioneiras que foram esquecidas pela história e crítica acadêmica. Segundo o ensaio do livro, assinado por Fabio Mario e Beata Cieszynska, a escolha das duas poetisas deveu-se “as últimas tendências do comparativismo europeu (que responde) à urgência da Europa contemporânea em aproximar seus pontos opostos através do encontro e conhecimento”.

A antologia poética das obras das escritoras Florbela Espanca e Maria Pawlikowska-Jasnorzewska, “denotam um diálogo com temáticas muito parecidas dessas mulheres pioneiras nas letras europeias do começo do século XX que, efetivamente, mantém entre si uma sintonia no “feminino””, explicam Fabio e Beata.   Para os autores, as poetisas encarnam uma voz poética com uma força reivindicadora patente através de um rigor formal e sensualidade ousada, como marcas identitárias de quebra de paradigmas e de resistência à situação de alienação da mulher.

Artigo

Professor Fabio Mario apresentou, ainda, no mesmo evento, que se encerra nesta quinta-feira (18), o artigo científico “A escrita das monjas no período da Contrarreforma em Portugal”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página