Professor da Unifesspa publica artigo na revista "Épicas"
A revista online semestral “Épicas” publicou o artigo “O épico escrito por mulheres na Península Ibérica: Bernarda Ferreira de Lacerda (1595-1644) e Soror Maria de Mesquita Pimentel (1581-1661)”, de autoria do professor doutor Fabio Mario da Silva, do Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEX/Unifesspa), de São Félix do Xingu. A publicação recém-lançada pelo Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos é mantida pelo Departamento de Letras do Campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do qual Fabio Mario integra como pesquisador.
O texto de Fabio Mario integra a seção “Dossiê” da publicação. Nele, Fabio Mario da Silva volta-se para a produção épica portuguesa de autoria feminina e nos traz, na produção de Bernarda Ferreira de Lacerda (1595-1644) e Soror Maria de Mesquita Pimentel (1581-1661), duas pioneiras da expressão épica na Península Ibérica, suas importantes contribuições nesta época, mas que, ainda hoje, carecem de estudos acadêmicos e de reconhecimento crítico. O artigo de Fabio Mario pode ser acessado em https://www.revistaepicas.com/numero-1
Terceira edição
Fábio Mario será um dos organizadores do terceiro número de “Épicos” em parceria com a pesquisadora e professora doutora Christina Ramalho (UFS). O Dossiê temático será “O épico e as mulheres”. Muitos estudiosos, até recentemente, associavam o gênero épico exclusivamente à escrita masculina, justificando, por exemplo, que a ênfase que o próprio gênero tradicionalmente colocou nas “façanhas” heroicas, nos episódios guerreiros, batalhas, etc., não ajudaria à apropriação/identificação com as mulheres, numa sociedade em que a guerra, a força física, o combate e o heroísmo eram conotados com o masculino. “Parece-nos evidente que essa é uma convenção de gênero que associa o feito bélico, que por séculos caracterizou o épico, à autoria e mesmo ao heroísmo masculino. Cremos que o problema, aqui, se centra no tipo de entendimento que os críticos têm de “feminino” e do próprio “épico””, descreve Fabio Mario.
Por isso será acolhidos, neste terceiro número da Revista Épicas, propostas que analisem epopeias escritas por mulheres de diferentes países e gerações, demonstrando que a apropriação desse gênero não é de exclusividade masculina e dando destaque às transformações da sociedade e à decorrente influência dessas transformações na própria identidade do gênero épico. De outro lado, e refletindo sobre a própria inserção da mulher na produção épica universal, também interessa a esse dossiê temático a reflexão sobre a presença do heroísmo feminino nas epopeias escritas por homens e mulheres. A nova edição terá dois núcleos de reflexão:
1. A epopeia de autoria feminina: história e desdobramentos
Nesse âmbito, buscam-se valorizar pesquisas que tiveram como foco teórico, crítico ou historiográfico a produção épica de autoria feminina. Contribuições diretas ou indiretas, como as de Lynn Keller, Smaro Kamboureli, Fabio Mario da Silva e Christina Ramalho, que, na contemporaneidade, abordaram a produção de poemas longos de natureza épica escritos por mulheres, poderão ser retomadas, assim como se espera a divulgação de outras perspectivas teóricas e críticas sobre o tema.
2. A mulher como heroína épica
Aqui o foco desloca-se da autoria para a inserção da mulher na tradição épica como heroína. Serão bem-vindos estudos que, abordando as transformações sociais, demonstrem as novas formas de heroísmo épico, assim como as investigações que levem em conta os casos em que heroínas mulheres assumiram formas tradicionais de heroísmo épico bélico.
Submissão de artigos
A submissão de artigos em português, inglês, espanhol e francês será por meio do site https://www.revistaepicas.com/chamada-3. O prazo para o envio de propostas de artigos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), em uma das línguas citadas, é30 de dezembrode 2017. O limite máximo é de 40.000 caracteres com espaços. Devem vir acompanhados de um resumo em inglês e na língua do artigo. Os pesquisadores que organizam a nova edição solicitam que se respeitem as normas para colaborações, que podem ser consultadas no sitewww.revistaepicas.com.
“Todos os autores receberão uma resposta final do Conselho Editorial até 20 de fevereirode 2018; e a publicação on-line está prevista para30 de junhode 2018”, informa Fabio Mario.