Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Feed de Notícias > XINGU ESTÁ ATRAVESSANDO FRONTEIRAS
Início do conteúdo da página

XINGU ESTÁ ATRAVESSANDO FRONTEIRAS

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 16h20 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h01 | Acessos: 295

Nós do Instituto de Estudos do Xingu estamos completamente mergulhados em um imenso orgulho.

É com grande satisfação que divulgamos a novissima noticia, o Carlos Augusto Carneiro Costa, Professor de Estudos Literários do curso de Letras-Língua Portuguesa e o Sr. Ak’Jabor Kayapó, Cacique e liderança indígena da região do Xingu foram convidados a partcipar do evento “Seminário Internacional PAZ: VISIONES, ESTRATEGIAS, LUCHAS”, organizado pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados – CALAS, sediado na Universidade de Guadalajara.

Mais informaçoes a baixo:

 

            Sr. Ak’Jabor Kayapó, Cacique e liderança indígena da região do Xingu, residente no município de São Félix do Xingu-PA, onde se localiza o Instituto de Estudos do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e eu, Carlos Augusto Carneiro Costa, Professor de Estudos Literários do curso de Letras-Língua Portuguesa do referido instituto, fomos convidados para participar do “Seminario Internacional PAZ: VISIONES, ESTRATEGIAS, LUCHAS”, organizado pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados – CALAS, sediado na Universidade de Guadalajara, a ocorrer no período de 04 a 06 de dezembro do corrente ano, na cidade de Guadalajara, México, ocasião em que o Cacique apresentará a palestra Nhy be mē umari mej kam ne mē amī pytã: Inhô mebêngôkre kute ngô bê bytire kam amī it rã ã ne, mē ibê ngôkre kumrej (Nossa paz é nossa luta: A resistência do meu povo Kayapó na região do Xingu da Amazônia brasileira / Nuestra paz es nuestra lucha: la resistencia de mi pueblo Kayapó en la región del Xingu en la Amazonia brasileña), e eu apresentarei a palestra Luta indígena na Amazônia brasileira na narrativa A queda do céu: palavras de um xamã yanomami (“La lucha indigena en la Amazonia Brasileña en la narrativa La caida del cielo: palabras de un chaman yanomami”), cujo resumo segue em anexo.

            Tal convite está relacionado com atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto de Estudos do Xingu por mim desde 2014, sobretudo no contexto das atividades do Grupo de Pesquisa Representações da Violência na Narrativa Brasileira Contemporânea (atualmente inativo em razão do meu afastamento para conclusão do curso de Doutorado em Letras: Estudos Literários, junto à Universidade Federal de Minas Gerais).

            Em 2016, por meio do “Programa de Fortalecimento de Grupos de Pesquisa da UNIFESSPA”, gerido pela PROPIT – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, levei para o IEX o Prof. Dr. Elcio Loureiro Cornelsen, meu orientador de doutorado e bolsista de produtividade do CNPq. Na ocasião, o professor desenvolveu atividades junto aos nossos alunos (minicursos e palestras), ao longo de uma semana, a respeito das relações entre “Literatura, Memória e Testemunho”.

            Em 2017, quando ainda exercia a função de Diretor-Geral pro tempore do IEX e desenvolvia atividades de ensino, pesquisa e extensão, antes de meu afastamento para conclusão do Doutorado, organizei o “I Colóquio Arte e Estado de Exceção no Brasil: veredas da resistência”, que contou com a participação de docentes da casa e de dois professores convidados da Universidade Federal do Pará: Prof. Dra. Tânia Sarmento-Pantoja e Prof. Dr. Augusto Sarmento-Pantoja. A primeira docente é bolsista de produtividade do CNPq e sua participação foi custeada com recursos do “Programa de Fortalecimento de Grupos de Pesquisa da UNIFESSPA”. Já a participação do segundo docente foi custeada com recursos do próprio instituto. Ambos atuam junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA, Campus de Belém, e junto ao Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades (PPGCITI), também da UFPA, Campus de Abaetetuba-PA. O evento ainda contou com a participação de discentes da UNIFESSPA e de outras instituições da região. Entre os convidados locais, representantes da sociedade civil, o evento teve a honra de contar com a participação e palestra do Cacique Ak’Jabor Kayapó, que falou sobre a luta de seu povo na região do Xingu.

            No ano seguinte, em 2018, tive a oportunidade de realizar Estágio de Doutorado Sanduíche na Alemanha, junto à universidade de Bielefeld, com supervisão do Prof. PhD. Joachim Michael, a quem relatei a experiência das atividades de pesquisa e extensão realizadas na UNIFESSPA de São Félix do Xingu. Este professor é um dos coordenadores do Projeto de Pesquisa “Las visiones de paz: transiciones entre la violencia y la paz en America Latina”, que integra as atividades desenvolvidas pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados (CALAS). Ele também é membro da Comissão Organizadora do evento referido acima. O relato de experiência das atividades foi determinante para que o Cacique e eu fôssemos convidados a participar do Seminário em Guadalajara, que ocorre simultaneamente com a famosa Feira Internacional do Libro de Guadalajara. Nossas despesas com transporte e hospedagem serão custeadas pela organização do evento.

            Como me encontro em fase de conclusão de doutorado, residindo na cidade de Belo Horizonte-MG, a mediação do contato junto ao Cacique Ak’Jabor Kayapó não teria sido possível sem o apoio do meu ex-aluno de Letras do IEX e agora mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clédson Júnior, e da Prof.ª Dra. Nayara Camargo, diretora-adjunta do IEX. Por essa razão, gostaria de registrar meus agradecimentos a eles.

            Para finalizar, cabe ainda ressaltar que nossa participação no referido Seminário contribui para a internacionalização da UNIFESSPA, dá visibilidade internacional à causa indígena da região do Xingu, por meio da participação do Cacique em importante evento, e produz impacto social afirmativo na promoção dos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus de São Félix do Xingu.

            Em anexo, encaminho documentos referentes ao evento que podem ser explorados para acrescentar informações na divulgação. Além disso, encaminho em anexo o cartaz e a programação do evento, além de fotos que podem ser agregadas à divulgação.

            Para qualquer necessidade de maiores esclarecimentos, estou à disposição nos seguintes contatos: E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Celular (Whatsapp): 31 9 92073768.

            Desde já, agradeço pela atenção e aproveito para elevar os votos de estima e apreço.

           

            Atenciosamente,

beta.png

Carlos Augusto Carneiro Costa

RG: 3594218 / SIAPE: 1879105

 

 

segue em anexo:

CARTA CONVITE AKIABORO

CARTA CONVITE CARLOS

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

RESUMO DA PALESTRA DE CARLOS 

SINOPSE DO SEMINÁRIO

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página