Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Feed de Notícias > Comunidade acadêmica do Instituto de Estudos do Xingu ganha nova biblioteca com mais espaço e acervo de 5 mil exemplares
Início do conteúdo da página

Comunidade acadêmica do Instituto de Estudos do Xingu ganha nova biblioteca com mais espaço e acervo de 5 mil exemplares

Publicado: Quinta, 20 de Mai de 2021, 12h57 | Última atualização em Quarta, 26 de Mai de 2021, 11h36 | Acessos: 110

1621475262286

O Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa), que em 2020 ganhou um prédio próprio, agora trabalha para organizar e equipar esses espaços onde comunidade acadêmica irá desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nas últimas semanas, os esforços foram concentrados na estruturação da nova biblioteca, projetada para acompanhar o crescimento do Instituto pelos próximos anos e que atende às normas e padrões estabelecidos para bibliotecas universitárias.

A nova estrutura conta com espaços para atendimento de usuários, uma sala para estudos em pequeno grupo, com capacidade para 6 pessoas, além de dez cabines para estudo individual. No salão, estão dispostas duas mesas redondas, totalizando 8 lugares. Tem um acervo de quase 5 mil exemplares e mais de mil títulos, entre livros, TCCs e materiais multimídias.

Pensando em dar maior autonomia aos usuários, o acervo fica em um único andar e contará com equipamento de autoempréstimo e autodevolução de livros, computadores para pesquisa e espaço para estudo, principalmente para a comunidade externa que não dispõe do serviço de empréstimo.

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Sars-CoV-2), o atendimento presencial está suspenso. Entretanto, os trabalhos de compra de livros, atualização de acervo, processamento técnico, organização e sinalização do espaço continuam em ritmo acelerado, para que a comunidade acadêmica encontre tudo organizado quando for possível voltar às atividades presenciais.

Mais sobre o novo espaço - A Biblioteca do IEX é a responsável, tecnicamente, pelo provimento de informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, no Campus de São Félix do Xingu, buscando contribuir com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da região, abrangendo o Projeto Pedagógico dos cursos de Licenciatura em Letras, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia Florestal. Os principais usuários do serviço são os discentes, docentes e servidores técnicos-administrativo

A biblioteca faz parte do Centro de Biblioteca Universitária da Unifesspa (CBIU), que utiliza o módulo Biblioteca do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Por meio do SIGAA, é possível a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade. Desse modo, o usuário tem acesso às informações sobre qualquer item do acervo. Entre outros serviços, o programa possibilita ao usuário fazer renovação, reserva, consulta ao acervo, histórico, etc.

 
 
 
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página